Pneumologia

DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)

O que é?

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) também é conhecida como enfisema ou bronquite crônica. Atualmente, é a terceira maior causa de mortes no mundo, mas muitas pessoas ainda não conhecem a doença ou sequer sabem que são acometidas por ela.

Imagem DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) A DPOC surge devido à inflamação nos brônquios e nas membranas pulmonares, provocada principalmente pela inalação de fumaça, especialmente a do cigarro. No entanto, a poluição atmosférica e infecções pulmonares também podem ser causadores. No Brasil, além de fumantes e ex-fumantes, pessoas que foram expostas a carvão, que tiveram contato frequente com fogão a lenha ou que trataram tuberculose no passado também podem desenvolver a DPOC.

Sintomas

Os sintomas mais comuns incluem falta de ar, catarro, pigarro, tosse e cansaço ao realizar atividades simples, como caminhar, subir escadas ou tomar banho. Em alguns casos, podem ocorrer crises que exigem o uso de antibióticos, corticoides e atendimento médico emergencial, além de internações.

Diagnóstico

O diagnóstico da DPOC baseia-se na presença de sintomas característicos, histórico de exposição a fatores de risco e prova de função pulmonar (espirometria). Outros exames, como hemograma, gasometria arterial e ecocardiograma, também são importantes para o diagnóstico diferencial e acompanhamento da doença.

Tratamento

O tratamento da DPOC envolve tanto medidas farmacológicas quanto não farmacológicas, ambas essenciais para a melhora clínica do paciente.
  • Medidas farmacológicas: incluem broncodilatadores, anti-inflamatórios, antibióticos, imunobiológicos e vacinas.
  • Medidas não farmacológicas: fisioterapia respiratória, que ajuda a fortalecer a musculatura, preservar e aumentar a função pulmonar, e manter a autonomia do paciente. Além disso, cuidados nutricionais e psicológicos são fundamentais para o bem-estar do paciente.

Prevenção

Para evitar o desenvolvimento da DPOC, é essencial evitar o tabagismo, o uso de cigarros eletrônicos e, quando possível, a inalação de poluentes atmosféricos. A prevenção da piora da doença também passa pela vacinação, que protege contra infecções respiratórias.

Últimas Notícias

4 de outubro de 2024
Blog entrevista SBT

SRAG faz 76 vítimas em SP; Dr. João Carlos de Jesus esclarece a gravidade da situação para o Chega Mais Notícias (11/09/24)

Em entrevista ao programa do SBT, Chega Mais Notícias (11/09/24), o Dr. João Carlos de Jesus, pneumologista, alerta sobre os perigos da síndrome respiratória aguda (SRAG), […]
3 de junho de 2023

Rede Família: Asma e Outono

Pessoas com asma devem ter atenção aos cuidados no outono. O pneumologista João Carlos de Jesus orienta sobre os cuidados que as pessoas com asma devem […]
22 de abril de 2023

Cigarro eletrônico, tabagismo e mais, programa Vida Melhor da Rede Vida

Neste episódio do programa Vida Melhor da Rede Vida, Claudia Tenório e o Dr João Carlos fazem um bate papo aberto e descontraído sobre os malefícios […]