Tratamentos
Avaliação Pneumológica
É crescente o número de pessoas que desenvolvem doenças respiratórias.
Esse aumento é devido a variações climáticas, ao envelhecimento populacional, exposição a queima de biomassa, seja por tabagismo, exposição ocupacional ou ambiental, todos esses fatores, somados às particularidades genéticas de cada um, aumentam o risco para patologias respiratórias.
Pacientes portadores de doenças pulmonares crônicas devem estar alertas para seu cuidado contínuo, assim poderão reduzir o risco de perda da funcionalidade pulmonar e exacerbações.
Existem recomendações técnicas e exames que auxiliam no controle e prevenção de doenças respiratórias que, se não tratadas, podem ser incapacitantes.
São vários os os cuidados que contribuem para a melhora respiratória, para adequada análise se realiza anamnese completa, interrogando o históricos de sintomas, exposições ao longo da vida, complicações pulmonares prévias, hábitos, antecedentes pessoais, familiares, uso de medicamentos, sinais no físicos, exames laboratoriais, funcionais e radiológicos.
As informações obtidas permitem ao médico pneumologista estabelecer um diagnóstico preciso, classificar a gravidade e planejar em conjunto com o paciente uma estratégia terapêutica que envolva os seguintes cuidados:
- Mudança de hábitos, principalmente cessar o tabagismo;
- Evitar exposição ambiental prejudicial;
- Vacinas;
- Aspectos nutricionais;
- Atividade física;
- Reabilitação pulmonar;
- Aspectos psicológicos e emocionais;
- Apoio familiar;
- Terapia medicamentosa;