Aspectos da Síndrome Pós Covid
Dr. João Carlos introduz o tema pós covid nas redes buscando a humanização daqueles que passaram pela doença e não compreendem a persistência e surgimento de sintomas. É necessário cuidarmos um dos outros com compaixão.
Assista o vídeo.
6 Comentários
Tive os primeiros sintomas de covid dia 12/05 tive quase todos os sintomas menos febre e diarréia. Fiz sorologia e meu IgG deu mais de 2000 e meu igm deu 1,24 na semana passada não sei se é normal o IgG ser tão alto. Da minha irmã deu 300! Eu continuo com pouquíssima tosse e minha secreção do pulmão está transparente com alguns pontos branco é normal? E tbm minha memória está bem ruim, será q é por causa do covid? Desde já agradeço!
Obrigado pelo comentário Sra Lívia.
A IgG elevada indica infecção prévia pelo coronavírus, o nível mais elevado não indica gravidade, não se preocupe. Os demais sintomas que citou são comuns na fase pós covid, é recomendável que a senhora faça uma avaliação pós covid para checar se houve algum dano pulmonar e inicie um processo de reabilitação.
Bom dia!
Tive covid dia 12/03, meus pulmões foram acometidos quase 50%, graças a Deus não precisei de internação. Porém ainda hoje sinto uma sensação de cansaço, dor nas costas e no tórax, mês passado estava bem melhor já havia passado quase todos os sintomas. Mas a uns 5 dias retornaram quase todos os sintomas e sinto uma pressão na barriga como se meus órgãos estivessem dilatando e apareceram algumas inguas no tórax e costas causam um pequeno desconforto. Será que pode ser covid novamente? Há passei pelo pneumologista no mês 4 ele falou que eu estava bem…
Obrigado pela mensagem sr Jhonathan.
Esperamos que esteja bem.
Sua queixa é inespecífica, ou seja, não é possível através do sei relato apontar um problema único que justifique seus sintomas.
É importante relatar ao seu médico seus sintomas e discutirem se a síndrome pós covid os justifica, ou se deve prosseguir para diagnósticos diferenciais.
Minha irmã teve covid no final de julho, 30% de comprometimento, com falta de ar, tosse. Ficou internada por 10 dias. Saiu com tosse, respiração muito curta e tratando cândida bucal. Em casa ficou com arritmia, d-dímero 2526 , dor ao respirar. Fez TC e acusou bronquiolectasia nos dois pulmões. Tem 53 anos. Foi ao pneumologista e cardiologista. Tomou xeralto, está usando bombinha com corticóide e broncodilatador e fazendo fisioterapia respiratória. Dizem que é uma sequela permanente. Por que ficou assim?Pode – se evitar bronquiolectasia na covid?
Olá Sra Fátima,
O termo bronquiolectasia e bronquiectasias, dizem respeito à dilatação dos brônquios e brônquios. Isso pode se dar em meio a danos estruturais causados por inflamação, infecção ou outros motivos. Habitualmente esse fenômeno ocorre na covid pela cicatrização, não é um fenômeno comum e eventualmente ela pode ter desenvolvido essas alterações por outros motivos. Obrigado pela mensagem.